Search

Blogagem Coletiva: 10 dicas de viagem que só uma mãe pode dar

O Vem pro Parque faz parte de um grupo de blogs “Experts em Viagens com Filhos” e ocasionalmente promovemos algumas Blogagens Coletivas, que é quando vários blogs postam no mesmo dia e horário uma matéria sobre um mesmo assunto. Já participamos das blogagens: O
que pensamos sobre faltar à escola para viajar…
  e  O
que meu filho aprendeu viajando?

Neste mês de maio não poderíamos deixar de prestigiar as mães viajantes e escolhemos o tema “10 dicas de viagem que só uma mãe pode dar”. São 38 blogs de viagens escrevendo suas dicas mais preciosas para quem viaja com crianças. Fantástico não?

Então vamos lá…


Desde que Igor e Julia eram pequeninos já curtíamos viajar, mas nunca fomos tão aventureiros e mantivemos durante alguns anos as rotas entre Resorts – Hotéis fazenda – Colônia de Férias – Praias – Parques, mas sempre nos preocupando em não fazer viagens tão longas. Vou tentar dar as minhas dicas relatando fatos que aconteceram conosco em algumas viagens.

DICA DE MÃE nº 1: Leve uma farmácia na bagagem

A minha dica número 1 é a mais intuitiva desse assunto, que é levar “uma farmácia” com você em cada viagem. Em uma viagem de avião para Recife, meu filho então com oito anos começou a passar muito mal dentro do avião e ter fortes dores abdominais. Começou a chorar e se contorcer de uma forma assustadora. A sorte é que um médico estava sentado ao lado e se ofereceu para examiná-lo. A barriguinha dele estava dura, provavelmente muitos gases. Graças a minha mãe que viaja com uma frasqueira cheia de remédios conseguimos acalmá-lo com Luftal, Buscopan e algumas massagens. Se não fossem os remédios não sei como ele suportaria as duas horas restantes de voo. 
O segundo episódio aconteceu ano passado, e até relatei aqui neste post. Em parques aquáticos as chances das crianças terem algum tipo de insolação ou contaminação na água, causando vômitos e diarreia são imensas. Na nossa viagem ao Rio Quente Resorts os dois ficaram doentinhos, e meu filho com uma otite severa. Remédios para enjoo, Gatorade, antitérmicos, antialérgicos e anti-inflamatórios não faltam na bagagem aqui de casa jamais. Criança cai, se rala, exagera em sorvetes inflamando garganta, entra tantas outras coisas que só coração de mãe imagina… E para cada um deles, ponha a solução na mala!!!

Ah… tá bom… eu confesso! Sou aquela que sempre tem um remedinho pra alguma coisa na bolsa… rsrsrsrsrs

DICA DE MÃE  2: Para onde correr em caso de emergência?

Pode parecer neurose ou excesso de zelo, mas antes de irmos para qualquer destino abro o site do nosso plano de saúde e vejo qual seria o hospital mais próximo para uma emergência. Há uns dois anos a empresa que temos contrato lançou um aplicativo e vejo isso do celular, então viajo mais tranquila. Usei o aplicativo quando estava na cidade de Rio Quente em Goiás, localizando o Pronto Socorro mais próximo para levar meu filho conforme relatei no parágrafo anterior. Tenha essas informações sempre à mão, ainda mais se viajar para o exterior e depender de seguros de viagem.

DICA DE MÃE  3: Entretendo crianças em uma viagem longa


Amamos viajar de carro. Acredito ser bem mais fácil entreter crianças dentro de um carro do que dentro de um avião. Quando menores, costumam dormir grande parte do trajeto. E agora maiores dormem também, principalmente no retorno, por isso, mesmo viajando de dia não dá para esquecer aquele travesseiro fofinho para usar dentro do carro. Nossa última longa viagem foi de São Paulo para Goiás, 9 horas de viagem, e fui prevenida! Jogamos um BINGO de viagem delicioso que eu mesma criei e disponibilizo aqui. Conversamos muito, ouvimos musica, levei lanchinhos, surpresinhas, e não faltaram travesseiros para confortá-los!

DICA DE MÃE  4: Em bolsa de mãe cabe tudo sim!

Quando visitamos parques de diversões existem algumas coisas que não faltam na bolsa da mãe: alguns comprimidos de Vonau Flash (corta náuseas assim que derrete embaixo da língua pois atua através das glândulas salivares – olha a viciada em remédios aqui de novo rsrsrsrs), lenço umedecido, álcool gel, uma squezze que filtra a água “torneiral” e duas capas de chuva descartáveis. Não ocupa espaço e com esses itens resolvo MUITOS probleminhas em um dia de parque. 

DICA DE MÃE nº 5: Seja você o GPS do seu filho

Eu consegui perder meu filho pré adolescente dentro de um hotel fazenda. A sensação é a pior do mundo, nossa imaginação trabalha como nunca na hora do desespero. Eu parecia uma mãe louca correndo em todos os “pavilhões” do hotel gritando o nome dele nos corredores dos quartos após percorrer cada metro quadrado daquele resort. Juro que não desejo isso nem para meu pior inimigo. Depois de um hora de desespero, conseguiram achá-lo jogando bola no campão de futebol que ficava bem afastado das áreas de lazer principais do hotel, ele estava com homens mais velhos, quem via de longe não via um pré-adolescente ali no meio. Tudo isso por falta de comunicação. Não devemos descuidar dos nossos filhos um minuto sequer, não importa a idade, e exigir deles que nos informem de alguma forma onde e com quem estarão, SEMPRE, pois celulares falham, ficam sem bateria, ou são desligados em alguns casos.

DICA DE MÃE nº 6: A tal da ansiedade

Aqui em casa quando a viagem está chegando… tem alguém em casa que não dorme além de mim hahahaha… Por isso aprendi a contar o básico da viagem, e não ficar fazendo a propaganda de tudo que iremos encontrar e fazer no destino, embora meus filhos já tenham a facilidade de pesquisar sobre ele no Google e ter o mapa de um parque na cabeça antes de estar lá fisicamente… . Acho legal deixá-los participar de algum preparativo, mas é muito bom conseguir fazer alguma surpresa para os filhos durante a viagem. Reserve algo inédito para fazer com eles sem que eles saibam. Não custa nos esforçarmos para tirá-los dessa “zona de conforto de que sabem tudo”. Isso vai marcar para sempre!

DICA DE MÃE nº 7: Liberou geral!

Viagens de férias também é sinônimo de esquecer a rotina. Pode comer guloseimas, pode tomar sim cinco sorvetes na praia, pode comer churros, pipoca doce e bijú nos parques (aquele que minha mãe dizia ser feito com água do rio), e pode sim ir dormir bem tarde, desde que levante com a gente no dia seguinte… rsrsrs. A dica é deixar as coisas rolarem e sair da rotina! Só um aviso: via de regra, levar na viagem alguma avó dos seus filhos pode causar algum probleminha nesse item.

DICA DE MÃE nº 8: Interrogatório pós viagem… registre tudo

Sempre amei fotografar, filmar, e guardar lembranças de cada viagem. Em nossos álbuns você encontra o número do quarto que ficamos, o que mais curtimos, o que mais detestamos, a melhor comida, algo engraçado, detalhes que as fotos não contam. No retorno de cada viagem, no carro ou no avião, temos o hábito de fazer o tal do “balanço geral”: fazemos várias perguntas sobre o que vivenciamos na temporada, cada um conta o que mais curtiu, fala de pessoas que conheceram, etc. Esse papo dura mais de horas, ajuda a distrair durante a viagem de retorno, e eu guardo as informações a sete chaves para colocar nas nossas revistas e fotolivros de viagens…

DICA DE MÃE nº 9: Tire as fotos do computador e dos celulares!

Agora vem a dica mais valiosa. De que adianta meses de programação, economias, tantos esforços para uma viagem linda, para deixá-la esquecida no meio de tantos outros arquivos dentro de celulares ou computadores? Ou armazenadas em nuvens??? O gostoso é isso aí, que você vê na foto abaixo! Vamos eternizar esses momentos gente! Vamos botar todo esse papo que rolou na viagem de volta da dica 8 no papel! Se você tem um blog de viagem e escreve nele todas as aventuras, ótimo. Mas nem sempre é um registro feito para a família, para os filhos. Hoje em dia é tão fácil montar um fotolivro de viagem, não tenha preguiça! Seus filhos agradecem. E toda vez que vejo momentos como esse em casa, largo tudo que estou fazendo e me junto á eles, pois viajar em lembranças também é gostoso demais!

Revistas que montamos para cada viagem que fazemos

DICA DE MÃE nº 10: A melhor mãe é a mãe que viaja feliz, siga seu coração!

De carro, trem, avião ou bicicleta, com ou sem remédios, malas grandes ou pequenas, em hotel fazenda ou trilha no Jalapão… Não importa mesmo! Tem mãe que viaja feliz com dez malas de roupas para as quatro estações do ano. Outras viajam felizes com mochila nas costas e duas trocas de roupa para cada filho.  Enfim, cada mãe é única, é especial, e todas são espertas o bastante para saberem proporcionar momentos felizes aos seus filhos, pois cada família é única também. Não existem regras, normas. Existem dicas… e se você se identificar com algumas das 380 dicas de mães viajantes espalhadas nos blogs participantes abaixo… sorte sua!

BLOGS PARTICIPANTES

Conteúdo atualizado em 31 de março de 2021

Índice

Siga-nos no Facebook e Instagram!

[instagram-feed feed=4]

Busque seu Hotel

Booking.com

Parques do Brasil

Avaliações

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

Tipos de Parque

De carro é bem melhor!

Estados Visitados

Nunca viaje sem seguro!

logo-topo-500

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS PARQUE E NÃO VENDEMOS NENHUMA ESTADIA OU INGRESSO PARA NENHUM DOS DESTINOS CITADOS.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.

34 respostas

  1. Dani,

    Amei suas dicas e tem uma que preciso urgentemente colocar em prática!!! Nada como álbuns e fotos!!!
    Faz tempo que não faço e super concordo com você!! Nada como curtir os álbuns em família!!!!
    Vou tirar um tempinho para organizar isso!!

    Beija e um Feliz Dia das Mães!!!

  2. Fantástico! Achei que só eu tinha mania de pesquisar possíveis locais pra onde eu correria em caso de emergência quando vou viajar! Achei um pulo do gato muito bom! A gente espera não precisar, mas se precisar, é melhor estar preparada não é?

  3. Dani, ótimas dicas! Concordo com você quando fala que nas férias liberou geral. Temos que nos divertir com nossos filhotes e deixar a rotina de lado. Feliz dia das mães!

  4. Que lindo seu texto, Dani!!!! Amei… Agora esconde a Dica 7 da Kapim (aquela nutricionista que tem um programa pra crianças! kk). E eu também tenho mil preocupações com a saúde! Não é neura, não! Beijo grande e feliz dia das mães!

  5. Dani, se eu não soubesse que a Pati fez o banner eu diria que foi tu heheheh…mesmo gosto! Como combinou com teu blog 🙂

  6. Siga seu coração. Eu sempre amo esta dica. E, menina…perder filho é de dar aflição demais. Ainda bem que ficou tudo bem e virou uma boa história.

  7. A dica 5 é super importante mesmo. Posso imaginar teu desespero. Já "perdi" meus dois filhos numa loja do shopping…mas, a gente aprende. Adorei o teu post, Dani. Beijos e Feliz dia das mães.

  8. Sim, sim, sim!!!! A melhor mãe é a que viaja feliz!!! E eternizar os momentos faz com que sempre possamos nos lembrar, juntos, daquilo que vivemos!!! Feliz Dia das Mães. Um bj

  9. AMEI as dicas!!! Aqui sempre revelamos as fotos e depois que minha filha começou a registrar tudo com a máquina que ela usa nas viagens revelamos um álbum pra ela tb, com o seu ponto de vista dos lugares. Ela adora!!!

    Adorei todas as dicas! Bjo grande lindona! :*

  10. Adorei a dica 9!! Acredita que só imprimo nossas fotos quando as gurias precisam fazer algum trabalho escolar? Vamos ter que rever isso…Beijos e feliz dia das mães!

  11. Amei, Dani!!! O bingo é sensacional!!!! Também adoro fazer álbuns impressos, estou atrasada 2 anos, mas chego lá. Beijo grande e feliz dia das mães!

  12. Eu também imprimo as fotos de viagem (trabalhei 10 anos na Kodak, fotografia está no sangue hahahah) e também pesquiso os pronto socorros da região antes de viajar!

  13. Excelentes dicas, parabéns pelo post! Muito ruim filho doente em viagem, não é? Nós já passamos alguns perrengues também e a farmacinha é super util. Sobre a surpresa, nós também procuramos fazer. A primeira vez que fomos à Disney foi em Paris e só contamos quando chegamos em frente aos portões, ela demorou pra entender o que estava acontecendo, foi bem legal!
    Abraços e feliz dia das mães.

  14. Adorei as suas dicas! Como o nosso foco é viagem de carro vou providenciar em seguida esse bingo de viagem… Adorei, especialmente porque o meu filho adora jogar bingo e esse adaptado para viagem ele vai adorar! Feliz Dia das Mães!

  15. oi Daniela
    Estou muito, mas muito atrasada mesmo nos álbuns de fotos das viagens. Super concordo contigo, do que adianta centenas de fotos arquivadas em HD ou nas nuvens?
    E assino embaixo da sua dica 7. rs Férias tem que ser sinônimo de sair da rotina e permitir comidinhas e guloseimas. Só pra constar, como bijú até hoje, compro do tiozinho do semáforo no caminho para o meu trabalho. ahahahah
    Diz pra sua mãe que, aqui em Londrina, não tem gosto de água de rio.
    Bjks
    Adriana

  16. Amei as dicas!!! Demais esse Bingo! Adorei e certamente vou usar!!! Costumamos fazer brincadeiras no carro também e achei uma otima ideia! Também preciso colocar em pratica os álbuns de viagem! Fiz uma vez e amamos!!!

  17. Dani, aqui eu registro tudo! São tantas fotos para pegar um click legal, eternizar um sorriso das crianças, que meu filho já chegou a me questionar se era preciso tanta foto assim!!! Amei o texto! Beijos.

  18. Revelar fotos ou fazer fotolivros está sempre embutido no orçamento de uma viagem. Além de termos acesso facilmente para relembrar momentos vividos é maravilhoso montar, muitas vezes fazemos juntos.

  19. Dani, amei as dicas! Amei o bingo de viagem (com certeza vou usar futuramente) e a ideia das revistas e fotolivros! Demais mesmo! Beijos e parabéns pelo post!

  20. Dani, fiquei nervosa por você quando disse que perdeu o filho no hotel fazenda.. afff eu ia pirar kkk

  21. Amei suas dicas e realmente bolsa de mãe sempre cabe mais um.pouco. No nosso caso a mochila vai lotada rsrs. Adorei a ideia de imprimir fotolivros com as fotos. Bjs

  22. Dani,
    Amei suas dicas!! A farmacinha sempre levo… agora a mais importante, das fotos e filmagens…. Essa preciso colocar em pratica urgente….
    Parabens!

  23. Oi Dani, que dicas bacanas! Aqui a gente sempre acaba fazendo a o balanço da viagem gravado, por causa dos episódios. Adoramos ouvir a opinião deles 😉. Amei a ideia de deixar um programa na manga, eu sou boca aberta e acabo contando tudo 😂😂… Mas essa ideia da surpresa é muito show! Vou colocar em prática 👊🏻 A dica 10 foi a melhor de todas. Cada mãe, do seu jeitinho, sabe como são as melhores férias para sua família. Beijos dos 4 Ases 😘

  24. Adorei o texto e suas dicas. Nessa época de mandar tudo pra nuvem realmente caiu em desuso fazer album de fotos em papel. Agora vendo a foto e lendo seu depoimento achei que estou perdendo em não fazer algo assim.
    Fica a dica pra um post ensinando a montar um album e qual serviço você usa. bjks!

  25. Dani, a bolsa de Mary Poppins é fundamental, né? E socorre tanto a crianças quanto a adultos!
    🙂
    Adorei as dicas!

  26. Amei a dica do Interrogatório pós viagem! Nunca fizemos isso e acho que vale muito a pena! Coloquei na minha lista para a próxima viagem! 😉 Beijos Carol – Viajar e Brincar