Search

Férias 2023: 5 dicas de como os pais podem conciliar o tempo com as férias das crianças

Com o recesso nas escolas, as crianças têm um maior tempo em casa com seus familiares, entretanto, muitos pais não estão integralmente disponíveis devido ao trabalho, sendo um desafio entreter a criançada. E com o início do ano, os pais voltam à rotina laboral, realizam matrículas dos filhos e buscam materiais escolares, que influenciam no tempo livre dos filhos.

De acordo com a pesquisa realizada pela OMO, marca do segmento de limpeza, brincar é fundamental para o aprendizado das crianças, 98% dos pais concordam que as brincadeiras permitem que as crianças se tornem adultos melhores e 94% deles estão certos de que, sem oportunidades para se divertir, a aprendizagem pode ser prejudicada.

Nesse período de férias, é importante manter as crianças e adolescentes entretidas e, uma boa opção é a colônia de férias que permite uma rotina divertida e de aprendizado, com atividades extracurriculares livres no qual os pais podem matricular seus filhos durante o recesso escolar.

“Estimular o contato com outras áreas de atuação e atividades diferentes para o desenvolvimento das crianças é muito importante por promover o contato com outras pessoas fora do âmbito familiar, como colegas de escola e professores. Com isso, a criança e o adolescente desenvolvem muitas outras habilidades como, o senso de coletividade, criatividade e inovação. Essa socialização fará com que eles trabalhem melhor a comunicação e a expressão de suas ideias e, essas são habilidades que elas podem desenvolver através de experiências que envolvem o brincar. A principal vantagem das colônias de férias é o fato de toda a programação ter um objetivo prático e ser planejada por especialistas, onde as atividades devem fazer sentido para o desenvolvimento da criança, mesmo que de forma lúdica é um benefício tanto para a família quanto para a criança, pois, ela está em um local seguro, aprendendo e se divertindo enquanto os pais estão trabalhando”, explica Maryangela Sanchez, Comandante e Gestora da Happy Maringá.

Happy, maior hub educacional do Brasil, promove cursos livres nessa época do ano sobre desenvolvimento de games 2D, construções criativas com Minecraft, pequenos programadores, Roblox, robótica com arduíno, videomaker para YouTuber e a oficina do Gato Galáctico. O curso e período em que acontece no mês de janeiro de 2023 podem variar de acordo com cada unidade. As aulas contam com a metodologia única e inovadora LET (Lean Education Technology) da Hub, em que os alunos aperfeiçoam e desenvolvem soft skills se divertindo.

“Crianças têm muita energia para gastar. Durante o ano letivo, elas têm a escola e as atividades para focarem, o que demanda essa energia. Entretanto, nas férias, elas tendem a ficar em casa, acumulando essa carga o que pode deixá-las ansiosas e hiperativas. Como pai, vejo as colônias de férias uma forma de manter meu filho entretido, se divertindo, aprendendo coisas novas e descobrindo novos gostos”, diz Yuri Beltramim, Mestre/Head de Marketing da Happy.

Para os pais, Maryangela Sanchez, Comandante e Gestora da Happy Maringá, separou 5 dicas de como conciliar o tempo quando os filhos estiverem de férias e em casa:

1. Realize atividades em conjunto

Tirar um tempo durante o dia para estar com o filho (a) é importante para que ele saiba que você se importa. Pode ser em atividades pequenas como, por exemplo, tomar café da manhã junto, lavar o carro ou cozinhar;

2. Estipular horários

Ter horários é importante para desenvolver uma rotina e manter a criança ativa, durante esse período é importante entender que temos responsabilidades e é necessário manter horários fixos, entre eles, para os estudos para que não “esqueça” o aprendizado ao longo do ano e estimular o cérebro, acordar, dormir e comer; 

3. Estipular uma meta

Criar uma meta no qual os pais e o filho precisam alcançar juntos, como ler um livro e debatê-lo depois, estabelece um vínculo maior, e a criança se entretém;

4. Descanso

O descanso permite que a criança recarregue as energias e ter horário para dormir e acordar cria um senso de responsabilidade;

5. Incentive a desenvolver habilidades

Férias é um período ideal para descobrir o que as crianças e adolescentes gostam de fazer. Converse e crie ideias para desenvolver desafios, pode ser desde cozinhar um prato a jogar um game.

Os pais e/ou responsáveis têm um papel fundamental na trajetória educacional das crianças, são eles que irão encorajá-las nos novos desafios e ampará-las. Na Happy, os profissionais potencializam a aprendizagem e permitem que o estudante saia do papel de coadjuvante para se tornar ativador de mudanças.

“É muito importante ter tempo para se divertir e descansar nas férias. Contudo, reservar um tempo para os estudos nesse período pode ser muito significativo para o rendimento da criança e do adolescente e, também, para estimular o raciocínio. O hábito do estudo diário traz muitos benefícios, sendo alguns deles o desenvolvimento da criatividade, da responsabilidade, do comprometimento, da perseverança, da organização, bem como, do estímulo às atividades cerebrais. Logo, manter os estudos durante as férias pode ser uma excelente maneira de desenvolver esse hábito e garantir benefícios para toda a vida”, finaliza Sanchez.

Matricule o/a seu filho(a) na colônia de férias em uma Happy mais próxima. Saiba mais, aqui!

Sobre Happy

Maior Hub Educacional do Brasil voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências do futuro! A rede utiliza a tecnologia e a inovação no aprendizado de crianças, jovens e adultos. A equipe acredita em um mundo feliz, onde compartilha conhecimentos sobre educação socioemocional, educação tecnológica, educação financeira e comunicação, com o propósito de formar pessoas capazes e com vontade de mudar o mundo. A Happy já conta com 64 unidades de franquia em atividade. São modelos ideais e inovadores de negócios educacionais. O futuro franqueado pode trabalhar o seu Hub (a escola própria) e a venda da metodologia para outras escolas.

Índice

Siga-nos no Facebook e Instagram!

[instagram-feed feed=4]

Busque seu Hotel

Booking.com

Parques do Brasil

Avaliações

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

Tipos de Parque

De carro é bem melhor!

Estados Visitados

Nunca viaje sem seguro!

logo-topo-500

Você também irá se divertir com:

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS PARQUE E NÃO VENDEMOS NENHUMA ESTADIA OU INGRESSO PARA NENHUM DOS DESTINOS CITADOS.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.