Search

Parque aquático investe em ESG, cria central de reciclagem e dobra capacidade de coleta 

Em um contexto que une diversão, responsabilidade ambiental e práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), o Valparaíso Adventure Park fará a inauguração de uma nova central dedicada à gestão consciente de resíduos sólidos, no mês de março. Com essa iniciativa, o parque busca não apenas promover o entretenimento, mas também contribuir ativamente para a sustentabilidade e o bem-estar social.

Localizada estrategicamente nas proximidades do complexo, a moderna central de reciclagem será dividida em cinco baias distintas para categorias específicas de materiais (orgânico, vidro, metal, papel e plástico).

Em 2023, foram destinadas quase 5 toneladas de produtos à reciclagem, incluindo materiais como madeira, papelão, garrafas pet, ferro, alumínio, entre outros. Com a novidade, o parque estima dobrar a coleta e envio para reciclagem em 2024, chegando a 10 toneladas no ano, demonstrando um comprometimento crescente com as práticas ESG.

Atualmente, vidros, papéis e metais passam por um processo de triagem que resulta em uma redução de 60% no volume de resíduos a ser recolhido pelos serviços de coleta. Os restos de madeiras, por exemplo, são utilizados como fertilizante natural, depois do apodrecimento, e viram adubo para a reserva florestal do parque, que possui mais de 7 hectares de conexão com a natureza e preservação. A construção e expansão do parque maranhense respeitaram a fauna e a flora local, proporcionando um ambiente onde é possível contemplar animais silvestres. Além disso, a destinação de resíduos de óleo para uma empresa que os utiliza na produção de sabão e outros produtos de limpeza também reflete o comprometimento do Valparaíso Adventure Park com a gestão dos resíduos.

A futura central de reciclagem será um espaço exclusivo no parque destinado à coleta seletiva e ao processamento de resíduos. O projeto inclui uma unidade de compostagem responsável pela transformação dos resíduos orgânicos em adubos, contribuindo para a fertilidade do solo nos plantios e jardinagens do parque.

“Esse compromisso com as práticas ESG reflete na nossa dedicação à preservação ambiental, adotando práticas responsáveis e incentivando ativamente a reciclagem como parte integrante de nossa operação”, disse José Carlos Madeira, fundador e diretor do Valparaíso Adventure Park. “Acreditamos que a adoção dessas práticas fortalece ainda mais nossa empresa e, o mais importante, contribui com um futuro mais sustentável”, completou.

Sobre o Valparaíso Adventure Park  

O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e com dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.

Índice

Siga-nos no Facebook e Instagram!

[instagram-feed feed=4]

Busque seu Hotel

Booking.com

Parques do Brasil

Avaliações

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

Tipos de Parque

De carro é bem melhor!

Estados Visitados

Nunca viaje sem seguro!

logo-topo-500

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS PARQUE E NÃO VENDEMOS NENHUMA ESTADIA OU INGRESSO PARA NENHUM DOS DESTINOS CITADOS.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.