O Legado da Cidade da Criança em São Bernardo do Campo
A Cidade da Criança, inaugurada em 1968, é um marco na história do lazer. É o primeiro parque temático do Brasil. Construíram o parque a partir dos cenários da novela “Redenção” da antiga TV Excelsior, e os visitantes continuaram a frequentar o local mesmo depois do fim das gravações. Além disso, o local serviu como a primeira cidade cinematográfica brasileira. Em 1990, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural tombou o terreno e a área construída para a novela, reconhecendo a importância do parque.
O Retorno do Submarino Guardião dos Oceanos
Uma das atrações mais icônicas do parque, o submarino, fez um sucesso enorme nos anos 70. A reinauguração do brinquedo, agora chamado de Submarino Guardião dos Oceanos, aconteceu em julho de 2025, após ficar fechado por cinco anos, e trouxe diversas novidades. A nova versão do brinquedo funciona com energia limpa, diferentemente da original, que operava com despejo de óleo na água.
O parque incluiu uma proposta educativa na atração, para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação dos mares, rios e da vida aquática. A experiência de quatro minutos simula um mergulho, mas agora com um novo sistema interno de bolhas que a torna mais realista e dinâmica. De fato, a reinauguração celebra os 50 anos do brinquedo, que foi inaugurado pela primeira vez em 1975, e reforça a missão do parque de aliar diversão com aprendizado.