Search

Mini Mundo em Gramado: Uma Viagem Encantadora por um Universo em Miniatura (e Muito Maior do que Você Pensa!)

Visitamos o Mini Mundo em Gramado a pedido dos filhotes, pois eles ainda não conheciam essa atração fascinante. Eu e meu marido estivemos no parque no ano 2000, em nossa primeira viagem à Gramado há 25 anos. Contudo, pensávamos que encontraríamos o mesmo Mini Mundo, tanto que meu marido não quis entrar de jeito algum no parque e preferiu ficar na cafeteria externa, do lado oposto da rua, nos esperando.

Eu não poderia ficar de fora, mesmo imaginando o que me aguardaria lá dentro, embora já estivesse achando a fachada e a bilheteria completamente diferentes do que eram na época. Fomos no final da tarde, e o dia estava lindo! Tínhamos ainda duas horas para fazer a visita, pois o parque fechava às 17h (ele abre diariamente das 9h às 17h).

Logo na entrada, você retira o famoso Jornal do Mini Mundo, que eu não conhecia, pois ele foi lançado somente no ano de 2008.

A Fascinante História do Mini Mundo: De Um Sonho Familiar a Uma Atração Gigante

Falando do que não existia e do que é novo, vou contar rapidinho do que se trata o Parque Mini Mundo em Gramado:

O Mini Mundo, uma das atrações mais tradicionais da Serra Gaúcha, nasceu do sonho da família Höppner. Em busca de melhores condições de vida após a Segunda Guerra Mundial, o casal Otto (alemão) e Rita (brasileira) mudou-se para Gramado/RS em 1952, onde inaugurou o Hotel Rita Höppner. O embrião do parque surgiu como um espaço de lazer no pátio do hotel, construído para os netos e filhos dos hóspedes. Com a inclusão de brinquedos como casa de bonecas e trenzinho, o local foi ganhando forma até ser oficialmente aberto ao público em 1983.

Inspirado por uma cidade em miniatura visitada na Alemanha, Otto e seu neto Guilherme iniciaram a construção de réplicas detalhadas, como o Castelo de Neuschwanstein, dando início ao universo em escala reduzida que hoje conta com mais de 200 miniaturas espalhadas por 3 mil m². Os cenários reproduzem pontos arquitetônicos do Brasil e do mundo com precisão impressionante, graças ao trabalho de uma equipe especializada que dedica anos a cada peça.

Os habitantes do Mini Mundo

Além da arquitetura, o Mini Mundo abriga uma “população” de 3.268 mini-habitantes que vivem rotinas cotidianas em miniatura, com carros, transporte público, feiras e até eleições fictícias, tornando a experiência ainda mais encantadora. Há também personagens como o Ursinho Gui, a Ursinha Ana, a Bruxa Ju e a Princesa Rafaela, que interagem com os visitantes e reforçam o clima lúdico do parque.

Com atenção extrema aos detalhes — como as 508 janelas reproduzidas fielmente no castelo alemão — e curiosidades divertidas espalhadas pela mini-cidade, o Mini Mundo transforma a visita em um mergulho criativo e afetuoso em um universo paralelo. Mais do que uma atração turística, o parque se apresenta como uma cidade com alma, onde a fantasia inspira sonhos e promove valores como convivência harmoniosa e respeito cultural.

Nossa Experiência: Um Mini Mundo Gigante e Repleto de Novidades!

Bom, voltando à nossa visita. Entramos no parque e eu juro, fiquei boquiaberta com o que reencontrei! O parque mais que dobrou de tamanho nesses 25 anos. O ponto inicial de visitação continua sendo a casinha de bonecas de onde tudo começou, mas a partir dali muita coisa mudou… Eu não sabia se ficava alucinada com a qualidade e magnitude das réplicas e cenários novos, ou se me derretia com a alegria dos meus filhos marmanjos em vasculhar com os olhos cada pedacinho daqueles cenários em busca de detalhes, de histórias e também dos desejados “easter eggs” para serem ticados em seus celulares em listas virtuais. Eles foram rápidos! Eu nem pisquei e já estavam conectados com a lista dos desafios do parque na palma de suas mãos em seus celulares! Afinal, que geração fascinante!

💡Então, aqui fica a primeira dica de ouro: se os seus filhos são como os meus, curtem detalhes, querem caçar os easter eggs do parque, fazer os desafios… vá com tempo! Duas horas foi POUCO para nós!

Dicas Essenciais para Aproveitar Cada Detalhe do Mini Mundo

O parque é encantador! Quando você realmente esquece o relógio e mergulha nos cenários e personagens, nas cenas, na história contada em cada pedacinho, você é transportado para o Mini Mundo de verdade. Até parei de pensar no meu marido lá fora que iria tomar uns dez cafés esperando a gente.

Na foto abaixo, deu para saber o quanto o Mini Mundo evoluiu após a nossa visita no ano 2000. Além disso, todos os anos tem novidade no parque! Portanto, se você vem para Gramado todos os anos e gosta do Mini Mundo, sempre tem um motivo para voltar. Aqui mesmo, conversando com um dos monitores do parque, fiquei sabendo que ainda este ano (2025) será inaugurada uma área de casas mágicas da floresta, um aeroporto enorme e outra área ainda surpresa.

Os monitores do parque podem ser contratados para uma visita guiada, caso você queira mais informação ainda das que já constam no jornalzinho do parque. Não achamos necessidade, pois o Jornal do Mini Mundo é completo com tutoriais e dicas incríveis para sua visita, além de desafios que rendem prêmios (sim, nós completamos o nosso e ganhamos um prêmio lindo: um quebra-cabeças magnético do parque super fofo!).

Nosso “prêmio” por completar um dos desafios

A Cafeteria do Mini Mundo

Outra novidade (para mim, pelo menos) dentro do parque foi a linda cafeteria inaugurada em 2022. O espaço é aconchegante e espaçoso, o cardápio variado — os chocolates quentes gourmets deram água na boca — e fizeram em anexo uma área infantil com brinquedos para as crianças. Ficou lindo! Logo ao lado, uma pequena loja de souvenirs do parque.

Na saída também havia outra loja linda, repleta de itens exclusivos e personalizados do Mini Mundo.

Mini Mundo: Uma Experiência Inesquecível para Todas as Idades

Nossa visita foi incrível! Acredito que o Mini Mundo é um parque que agrada todas as idades, pois estimula demais a interação familiar. Achei demais ver pequenos correndo por lá com seus pais caçando os easter eggs e vibrando a cada conquista de encontrar um, famílias fazendo fotos divertidas, outras contando aos seus filhos as pequenas historinhas do jornalzinho nas cenas encontradas nos cenários… uma delícia, gente!

Lá dentro a gente usa o celular apenas para marcar a lista dos easter eggs encontrados ou tirar fotos em perspectivas, mais nada! O parque é ao ar livre, mas funciona com chuva. Se estiver chovendo, leve seu guarda-chuva e curta mesmo assim!

Mais sobre Parques e atrações da Serra Gaúcha:
Picture of Daniela Zambelli

Daniela Zambelli

Mãe, publicitária e webdesigner, é apaixonada por viagens, entretenimento e diversão. Acredita no poder dos parques como lugares de encantamento e alegria, e trabalha para conectar os leitores e seguidores do Vem pro Parque às melhores experiências que o Brasil tem a oferecer.

Quem Somos

Índice

Artigos Recentes

O 1º e único Guia Digital Completo de Parques Divertidos do Brasil!

Idealização e realização:

Trip Advisor

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

De carro é bem melhor!

Nunca viaje sem seguro!

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS “UM PARQUE”. VENDEMOS INGRESSOS PARA PARQUES E ATRAÇÕES ATRAVÉS DE PARCERIAS EM NOSSO GUIA PARQUEANDO.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!