Search

A Verdade nua e crua sobre a Ferrovia Secreta em Gramado: Vale a pena?

Embarque em uma Aventura Mágica… ou nem tanto? A Ferrovia Secreta em Gramado sob o olhar de quem já foi!

De tanto sermos influenciados por influenciadores – o mal dessa época e desculpe o desabafo, pois eu, como sendo da geração dos bons e sinceros blogueiros de viagens que se aprofundam e trazem a REAL para os leitores, não posso deixar de lado minha insatisfação com essa enxurrada de vídeos superficiais desses influenciadores pagos para tal, que não falam a verdade e você acaba caindo na lábia da propaganda momentânea…

E sim, esse foi um dos casos, aconteceu com a gente quando visitamos a Ferrovia Secreta em Gramado. Fomos no restaurante de sequência de comida americana, que, na verdade, nada mais é do que um hambúrguer com algumas entradinhas que podem ser repetidas. Logo de cara, posso adiantar: a experiência é totalmente focada no público infantil! Contudo, se você não tem crianças, talvez a magia não seja tão intensa assim.

Reservas e Horários: Prepare-se para Planejar sua Viagem no Tempo

Quase um mês antes da nossa viagem, entrei no site da Ferrovia Secreta e pasmem! Metade das mesas já estavam reservadas. Daí eu pensei… será que é tão bom mesmo? Será que arrisco esperar mais para fazer a minha reserva? Pois é, a demanda é alta, e isso já me deixou com a pulga atrás da orelha.

São poucas mesas, pois o ambiente simula um vagão de trem com 16 mesas, e cada mesa acomoda 4 pessoas, ou seja, capacidade máxima para 64 pessoas. Ao fazer a sua reserva, você escolhe também o horário da sessão, pois tem hora para iniciar e terminar sim! Não é um restaurante onde você vai no horário que bem entende. Os horários disponíveis diariamente são: 13:45, 15:45, 17:45, 19:45 e 21:45, e a experiência dura aproximadamente uma hora e meia.

Eles pedem para chegar com alguma antecedência. Já na entrada, um “bruxo” faz o seu check-in e te entrega um bilhete mágico. Quando todos estão presentes, somos convidados a entrar em uma sala pequena, toda decorada, onde em um telão assistimos a uma apresentação de um bruxo falante que fala sobre a partida do trem a uma cidade lunar onde vivem os magos mais poderosos do reino, dragões e outras criaturas místicas. Para isso, ele conta que o trem mágico viajará pelos ares, túneis mágicos, etc. A linguagem é bem infantil, aliás, como já mencionei, é uma atração totalmente focada ao público infantil! Durante toda a experiência, a imaginação da criançada é trabalhada de forma lúdica e interativa através dos telões, sons e personagens do vagão.

A Sequência Americana da Ferrovia Secreta: Entradas que Surpreendem e Hambúrguer que Decepciona

Após essa sala, uma porta se abre e temos acesso ao vagão e à nossa mesa. Somos recebidos pelos atendentes caracterizados de bruxos e levados até nossa mesa. Começa o atendimento, colocam um tablet em nossa mesa e, para dar início à nossa sequência americana, temos que escolher nosso hambúrguer (sim, somente 1 faz parte do pacote) e nossas bebidas. Com o pedido, o atendente já libera as entradas para a nossa mesa, que são:

As Deliciosas Entradas “Infinitas”

  • Bastonetes da crocância eterna (batatas fritas)
  • Cubinhos incandescentes (dadinhos de tapioca)
  • Brotos dos micronianos (coxinhas de frango)
  • Argolas crocantes salgadas (onion rings)
  • Ribs Barbecue (costelinha suína)
  • Feitiço de molhos infinito (Cheddar, farofa de bacon, geleia de pimenta e molho barbecue)

Tudo isso com o “feitiço de comer infinito”! Sim, estava realmente tudo muito bom e podíamos repetir se quiséssemos. Nós pedimos mais porções, pois estávamos com fome…

Enquanto a gente degusta a entrada, são mostradas imagens e cenas de desenhos animados nas “janelas” do vagão, que na verdade são telas de LED, simulando o avanço do vagão em sua jornada mágica. Quando o vagão entra em alguma área mágica ou diferente, os atendentes simulam o balançar do vagão com o corpo. As luzes do vagão também acompanham o ambiente (ora estelar, ora embaixo d’água, fogo, raios, floresta, etc.). Personagens também aparecem nas janelas para falar com a gente… Tudo bem infantil, as crianças adoram. Me lembrei dos CDs do Coelhinho Sabido que meus filhos jogavam quando eram pequenos. Quem conhece vai ter uma ideia do ambiente a qual me refiro dentro do vagão!

O Hambúrguer: Não Espere um Gourmet, Amigo!

A segunda parte da sequência era 1 entre as opções da nossa seleção de globos de sabor (hambúrguer). Quando chegaram os lanches, ficamos um pouco decepcionados. Juro que esperávamos aqueles lanches grandes típicos de hamburguerias gourmets aqui de São Paulo. Mas não. Eram lanches normais. Saborosos, mas tamanho normal, nada excepcional. Caso queira mais um lanche, o valor é cobrado à parte.

A Sobremesa “Mágica” que Sumiu em Duas Dentadas

Por fim, a terceira parte da sequência: Argolas doces (donuts). Após o lanche, servem a sobremesa. Um donuts por pessoa. Sim, um donuts sem recheio, apenas uma rodelinha de massa coberta com açúcar glacê cor azul. E os nossos donuts nem vieram na caixinha com fumaça como mostram os influencers ou o site do local! Era um pratinho comum mesmo, sem temática alguma. Estava macio, mas os meninos comeram em duas dentadas!

O Show que Não Aconteceu e o Veredito Final: Para Quem a Ferrovia Secreta em Gramado Realmente Vale a Pena?

Fiquei me questionando a todo instante em que momento iria acontecer algum “show” para justificar talvez o valor de R$ 245 reais cobrado por pessoa nessa experiência (em junho de 2025). Contudo, não teve show algum. Ao final, o dragão Hector aparece para tirar algumas fotos, e a “duende” do vagão traz um dragão azul mecânico que solta fumaça e pisca (a coisa mais lindinha) passando de mesa em mesa para ser acariciado pelas “crianças” (gente, no nosso jantar só haviam marmanjos no vagão, tá? Zero crianças!).

Bom, não teve mágica, não teve dancinha, não teve mais nada na nossa “viagem mágica”. Nada do que vimos nas redes sociais aconteceu no dia da nossa visita. E isso fiz questão de relatar no TripAdvisor. Saímos de lá nos questionando se realmente vale a pena gastar quase 300 reais por pessoa para comer 1 hambúrguer com aquelas entradinhas e um donuts de sobremesa. A resposta é óbvia: SEM CRIANÇAS, não vá. Só vale a pena com criança pequena! Essa é nossa opinião.

Com o mesmo valor comemos absurdamente muito mais e nos divertimos MUITO mais na pizzaria temática Cara de Mau por exemplo… #ficaadica

SERVIÇO:

EndereçoAv. Borges de Medeiros, 2875 – Centro, Gramado – RS, 95670-000

Telefone: (54) 99951-0522

Reservas: hectordragao.com.br

Picture of Daniela Zambelli

Daniela Zambelli

Mãe, publicitária e webdesigner, é apaixonada por viagens, entretenimento e diversão. Acredita no poder dos parques como lugares de encantamento e alegria, e trabalha para conectar os leitores e seguidores do Vem pro Parque às melhores experiências que o Brasil tem a oferecer.

Quem Somos

Índice

Artigos Recentes

O 1º e único Guia Digital Completo de Parques Divertidos do Brasil!

Idealização e realização:

Trip Advisor

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

De carro é bem melhor!

Nunca viaje sem seguro!

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS “UM PARQUE”. VENDEMOS INGRESSOS PARA PARQUES E ATRAÇÕES ATRAVÉS DE PARCERIAS EM NOSSO GUIA PARQUEANDO.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!