Search
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Booking.com, 9 em cada 10 viajantes brasileiros (91%) escolhem seus destinos com base em belos cenários naturais. Além disso, 88% encontram como motivação para viajar ter um tempo para relaxar. E as cachoeiras são ótimas opções para aproveitar as trilhas, se refrescar e descobrir as belezas naturais.

5 destinos com cachoeiras no Brasil para se refrescar no verão

Pensar em verão é pensar em sol e calor. A estação, caracterizada por elevadas temperaturas e dias mais longos e noites mais curtas, é a queridinha de muitos brasileiros. Para muitos viajantes, o refúgio para esses dias mais quentes costuma ser as praias. Porém, com o tempo enrolado, as águas geladas das cachoeiras também são um grande atrativo para refrescar o calorão escaldante que costuma fazer nos primeiros meses do ano e são uma boa opção para viajantes que desejam apreciar outro tipo de natureza.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Booking.com*, 9 em cada 10 viajantes brasileiros (91%) escolhem seus destinos com base em belos cenários naturais. Além disso, 88% encontram como motivação para viajar ter um tempo para relaxar. E as cachoeiras são ótimas opções para aproveitar as trilhas, se refrescar e descobrir as belezas naturais.

Além disso, um banho de cachoeira ajuda a renovar as energias para o ano que se inicia, incentiva a circulação, fortalece o sistema imunológico, diminui o estresse e é um tratamento natural para a pele e os cabelos. Ao escolher um destino de viagem repleto de paisagens paradisíacas, o viajante pode fugir da rotina, se conectar com a natureza e desfrutar de momentos terapêuticos.

Inclusive, um outro estudo recente da plataforma de viagens** mostrou que, em 2023, as viagens levarão o bem-estar da mente, corpo e alma a um novo patamar – uma abordagem imersiva e sem limites para alcançar a paz e o prazer, incluindo formas menos convencionais de ser feliz. E, para começar 2023, nada melhor que um mergulho de cachoeira. Pensando nisso, a Booking.com separou cinco destinos alternativos às praias no Brasil para se refrescar no verão.

Cachoeira do Escorrega, Visconde de Mauá (RJ)

Em Visconde de Mauá, município a cerca de 199 km da cidade do Rio de Janeiro, a Cachoeira do Escorrega fica no Parque Nacional do Itatiaia, em cima de uma enorme pedra lisa que, com a força da água, se forma um tobogã natural que permite que os banhistas escorreguem até caírem em uma piscina natural. O acesso ao local é bem fácil, não sendo necessário fazer trilhas: basta sair do estacionamento e subir uma estradinha de terra por poucos metros.

Onde se hospedar: A Pousada Moriá está situada a apenas 150 m da Cachoeira do Escorrega e oferece piscina, academia e sauna. Os chalés apresentam um estilo alpino, com varanda, lareira e banheira de hidromassagem. Segundo os visitantes, o restaurante da hospedagem é um diferencial com um café da manhã fabuloso, além de um delicioso chá da tarde de cortesia. Os hóspedes relatam que dá para ouvir o som da água caindo de dentro do quarto e o local é uma ótima opção para quem busca tranquilidade.

Parque Estadual do Ibitipoca, Ibitipoca (MG)

Conceição do Ibitipoca é um vilarejo pequeno no município de Lima Duarte, em Minas Gerais, próximo à cidade de Juiz de Fora. Rico em belezas naturais e com ótima localização para acessar o Parque Estadual de Ibitipoca, o destino está a apenas 3 km dos mais procurados atrativos da região. O parque tem três circuitos diferentes, que contam com atrativos como mirantes, grutas, picos, piscinas naturais e cachoeiras.

Onde se hospedar: O Hotel Alpha Ville Chalés é uma hospedagem ideal para toda a família. Equipado com piscina ao ar livre e piscina coberta, salão de jogos, parquinho infantil e um restaurante para o hóspede aproveitar a típica culinária mineira, com café da manhã e almoço incluídos no valor das diárias. A acomodação faz parte do Programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, com parte da receita investida em projetos comunitários ou de sustentabilidade, oferece atividades e passeios organizados por guias locais, além de informações sobre ecossistemas, patrimônio e cultura da região.

Cachoeira do Mutum, Presidente Figueiredo (AM)

A cachoeira do Mutum é a perfeita demonstração de que, mesmo longe da praia, é possível se refrescar e conhecer paisagens de tirar o fôlego no verão. A exótica cachoeira possui cor ferrugem e buracos que se tornam sete banheiras naturais em plena Floresta Amazônica, no município de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. Algumas “jacuzzis” chegam a sete metros de profundidade e ainda são um mistério de como surgiram na região.

Onde se hospedar: Segundo os hóspedes, as instalações do Local Hostel Figueiredo são aconchegantes e os funcionários muito simpáticos e solícitos. Todos os quartos dispõem de ar-condicionado, com opções de dormitórios privativos ou compartilhados. A acomodação ainda oferece jardim e churrasqueira, além de outras comodidades como lounge para convivência e salão de jogos.

Poço Azul, Chapada das Mesas (MA)

No Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Sul do estado do Maranhão, o Poço Azul chama atenção pela coloração azul cristalina. Em dias de sol quente, os raios atingem a cachoeira e deixam mais viva a cor da água, parecendo um verdadeiro cenário de filme. Os visitantes garantem que a cachoeira é ótima para nadar, porque a água fica sempre com uma temperatura ideal para aliviar o calor do verão maranhense. Outra possibilidade para deixar a viagem ainda mais completa é o passeio por tirolesa de 300 metros que passa por cima do Poço Azul, proporcionando ao viajante uma vista exuberante.

Onde se hospedar: Em uma localização privilegiada, no centro histórico de Carolina, a Pousada dos Candeeiros fica na divisa entre o Maranhão e o Tocantins. A hospedagem fica em um casarão histórico na cidade com a decoração composta por itens antigos como vitrolas, telégrafos, ferros a carvão, embora as acomodações contem com confortos modernos, como ar-condicionado, TV e frigobar. Segundo os hóspedes, o diferencial do local é a hospitalidade e a simpatia dos funcionários.

Cachoeira da Tiririca, Murici (AL)

Nem só de belas praias vive Alagoas. Localizado no santuário ecológico do município de Murici, a cerca de uma hora de carro de Maceió, a cachoeira do Tiririca é considerada uma das mais bonitas da Região Nordeste. O cenário é parte de um santuário ecológico com fauna e flora da Mata Atlântica: a região conta com mais de 200 espécies de aves, muitas delas ameaçadas de extinção, além de outros animais. Além disso, o passeio se torna ainda mais completo com uma queda d’água com mais de 80 metros de altura, ideal para a prática de rapel e de outras atividades de aventura.

Onde se hospedar: O Quilombo Hotel Fazenda é uma ótima opção para a família que deseja conforto em uma hospedagem no meio da natureza. A acomodação possui duas piscinas, toboágua e salão de jogos e oferece muitas opções de passeios por cachoeiras da região, pesca e equitação. Além disso, para proporcionar uma estadia com tranquilidade e relaxamento para os hóspedes, o hotel ainda possui um spa e centro de bem-estar com serviços de massagem.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2022.

**A pesquisa Previsões de Viagem para 2023 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 pessoas em 32 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2022. 

Índice

Siga-nos no Facebook e Instagram!

[instagram-feed feed=4]

Busque seu Hotel

Booking.com

Parques do Brasil

Avaliações

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

Tipos de Parque

De carro é bem melhor!

Estados Visitados

Nunca viaje sem seguro!

logo-topo-500

Você também irá se divertir com:

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS PARQUE E NÃO VENDEMOS NENHUMA ESTADIA OU INGRESSO PARA NENHUM DOS DESTINOS CITADOS.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.